Gnose

20-12-2010 16:25

 

A palavra Gnosis origina-se do Grego e significa "conhecimento, sabedoria", que se transmite e se adquire por tradição e mediante ritos de iniciação.


Não deve, contudo, ser confundida com conhecimento comum e corrente que possamos adquirir através de nosso intelecto; nunca chegaremos a ela somente através de aulas, apostilas, livros etc
Gnosis é o conhecimento que brota de nosso interior de forma intuitiva e natural, independente de raciocínios, conceitos, teorias, ou qualquer outro processo mental. Um estudante gnóstico poderá valer-se de tais recursos a fim de dar os primeiros passos, poderá acumular muitas teorias sobre tal conhecimento, entretanto, passará a compreendê-lo verdadeiramente somente através de fatos, através da prática.
Os conhecimentos secretos do Egito, a filosofia helênica, o judaísmo e o cristianismo produziram um movimento único na história da humanidade: o sincretismo de numerosas doutrinas e religiões.
O gnosticismo nasceu dessa crença largamente propagada, de que a revelação e a sabedoria do divino não criam prerrogativas de um povo em particular, pelo contrário, deviam estar espalhadas em todas as nações civilizadas e, desde então, todas as religiões continham parte dessa grande verdade, da qual o Cristo era sua máxima manifestação.
Foram gnósticos os antigos cristãos, os antigos maçons, os antigos rosa-cruzes, os templários, os druidas, os alquimistas medievais etc. Foram gnósticos Fu-ji, Zoroastro, Krishna, Maomé, Jesus, Pitágoras, Hermes Trismegisto, Paracelso, Dante Alighieri, Virgílio e tantos outros seres que, em épocas e rincões diversos, trouxeram a luz da Gnosis, que brotou de seu ser, para a humanidade.
São livros de sabedoria gnóstica os Vedas, o Alcorão, a Bíblia judaico-cristão, o I Ching, o Baghavad Gita, etc. Um dos livros mais importantes para o estudo profundo do gnosticismo é a Pistis Sofia, recentemente descoberto em manuscritos coptos, cuja autoria é atribuída ao apóstolo Felipe, que o teria escrito conforme ditado pelo próprio Mestre Jesus.
O Dr. Arnold Krumm-Heller, em seu livro "A Igreja Gnóstica", afirma que vários grandes iniciados gnósticos foram, ao mesmo tempo, santos da Igreja Romana, e escreveram seus ensinamentos em grego.
Podemos associar o gnosticismo histórico às primeiras civilizações de nosso planeta, entretanto a Gnosis transcende as barreiras do tempo e do espaço.
No Brasil, o gnosticismo foi introduzido na transformadora década de 60.
A maioria das instituições gnósticas brasileiras funciona como Associações que desenvolvem suas atividades em três níveis: Exotérico, Mesotérico e Esotérico.
O logotipo oficialmente adotado pelas instituições gnósticas em todo o mundo é o emblema de uma águia que devora uma serpente, enquanto pousada sobre um cacto. A figura assemelha-se ao desenho central da bandeira nacional mexicana, adotada como símbolo das instituições gnósticas por seu profundo simbolismo, pois a águia é o próprio espírito e a serpente simboliza o trabalho de regeneração e transformação que todo iniciado deve aprender. O cacto (nopal) representa, com seus espinhos, o sacrifício e o padecimento voluntário que deve haver no caminho estreito do "religare". O nopal é tradicionalmente conhecido no México, onde costuma nascer sobre a rocha dura (a pedra).

A SABEDORIA
Gnosis é a CIÊNCIA como meio de comprovação, FILOSOFIA como expressão superior de transcendental conteúdo, ARTE na composição do belo em formas visíveis e invisíveis e RELIGIÃO quando busca a reunificação com o REAL SER INTERNO.
A Gnosis não é contra qualquer religião, escola ou seita, pois segundo Dr. Samael Aun Weor, "todas as religiões são pérolas engastadas no fio de ouro da Divindade".
No Gnosticismo estuda-se a Ciência Religiosa e a Religião Científica, pois, em sua concepção, a Religião sem Ciência produz dogmatismo e fanatismo, já a Ciência sem Religião produz o materialismo cético.
Toda esta doutrina, como anteriormente citado, sustenta-se em 4 pilares: CIÊNCIA, FILOSOFIA, ARTE e RELIGIÃO . Todo o conhecimento transcendente acessível ao ser humano se assenta em um destes pilares. Cada pilar do conhecimento possui uma quantidade de ramificações e derivações.
O grande equívoco do homem atual é considerar um avanço as especializações de cada um; lamentavelmente isso criou sérias limitações ao indivíduo, gerando uma instransponível barreira entre os quatro pilares do saber. Basta lembrar que outrora os grandes mestres da humanidade eram sábios, sendo matemáticos, filosóficos, cientistas, artistas e sacerdotes; exemplos não faltam na história, tais como Sócrates, Pitágoras, Leonardo da Vinci e outros.
Gnosis como CIÊNCIA é a experimentação ou conhecimento objetivo das coisas. O objeto de estudo é o Universo inteiro, tudo quanto existe, utilizando-se de técnicas próprias tais como Meditação Científica, dentre outras.
O Gnosticismo estuda as coisas por si mesmas, mais além de seu aspecto tridimensional. Transcende as simples hipóteses e suposições e estabelece uma revolução cultural-espiritual com uma didática e uma dialética que serve exatamente a uma ideologia da Era que se inicia.
Estudaremos a Astrogenética que é a astrologia totalmente diversa da numérica e tradicional que se encontra por aí. Estuda a Cosmogênese e conhece objetivamente a origem dos mundos, sóis e, particularmente, o Sistema Solar de Ors, onde vivemos e temos o nosso Ser.
Estudaremos a Matéria e a Antimatéria, a constituição dos átomos e outras questões totalmente ignoradas pela ciência oficial. A máquina humana em sua condição tricerebrada, com seus 5 cilindros (intelectual, motriz, emocional, instintivo e sexual).

A ARTE é um perfeito veículo da Gnosis, visto que busca a beleza em todas as suas manifestações. Em todas as obras da literatura universal, na produção dos gênios da música, da pintura, da escultura e da arquitetura esta sabedoria esteve presente. Encontramo-la nas pirâmides e emtodos os obeliscos do Egito, no México Antigo, na cultura dos Maias, nas relíquias arqueológicas dos Aztecas, Zapotecas, Toltecas, nas pinturas de Michelangelo, nos hieróglifos do Egito, da China, na Fenícias, entre os Assírios etc. E, acima de todas, a Arte Régia da natureza , objetiva e real.

Como FILOSOFIA, a Gnosis se manifesta em seu aspecto mais elevado, através de uma Lógica Superior. A Filosofia, apesar de suas divisões (Lógica, Gnosiologia, Ética, Estética, etc) é, por si mesma reflexão evidente, cognição mística do Ser, funcionamento claro da consciência desperta. Seu método é a introspecção que nos conduz ao conhecimento direto.
A filosofia esotérica jamais acreditou na infalibilidade e onipotência da Lógica Aristotélica. É necessário compreender que a Lógica Superior já existia antes que os métodos indutivos e dedutivos fossem formulados. Esta é a lógica da intuição, a lógica do infinito, do êxtase.
Gnosis como RELIGIÃO é a mística, em sua forma mais profunda, estudando-se a Ciência das Religiões.
A verdadeira religião está em toda a Natureza, o gnosticismo vai ao âmago religioso, busca o "religare", o querer ligar, o tornar a ligar a Essência (Alma da Cosnciência) com Deus (O Espírito), o Real, o Todo, ou como queira a cultura de cada povo; nisto implica trabalhos intensos, porque temos de eliminar tudo o que há de egoísta, só assim será possível o "religare" de que nos falam os antigos. A religiosidade gnóstica é completamente científica, é altamente filosófica, profundamente artística.
Busca-se a Seidade, o Divinal dentro de nós, de forma que, se não descobrirmos a isto que é o Real em nosso interior, não o descobriremos em parte alguma.

A REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Na concepção gnóstica, o Despertar da Consciência é o meio pelo qual se chega à Auto-Realização Íntima do Ser, seria a própria razão final de nossa existência.
O Despertar da Consciência se daria através da vivência dos Três Fatores de Revolução da Consciência:


1)Morte Psicológica: morte do ego, dos eus psicológicos (Luxúria, Orgulho, Ira, Preguiça, Cobiça, Inveja, Gula). No Egito, os egos eram conhecidos como Demônios Vermelhos de Seth; no Tibete foram denominados Agregados Psíquicos; Jesus, o Cristo, os denominava Legião. Estes defeitos psicológicos submeteram nossa Consciência a um sono profundo, do qual devemos desperta-la.
2)Nascimento Alquímico: corresponde à sábia manipulação das energias criadoras, indispensável ao desenvolvimento da consciência. Conhecido nas antigas Escolas de Mistérios como Alquimia, Pedra Filosofal, Matrimônio Perfeito etc.
3)Sacrifício pela Humanidade: é a entrega do ensinamento à humanidade, com amor e sabedoria. O sacrifício pela humanidade nos põe em sintonia com forças superiores da criação, necessárias para o trabalho de desenvolvimento interior.

Através deste ensinamento, busca-se desintegrar as debilidades e vícios, traumas e fobias, bem como eliminar os defeitos (luxúria, orgulho, ira, inveja, preguiça, cobiça, gula), que são os agressores psicológicos que tanto aflige e faz sofrer a humanidade.
O instrutor, devidamente habilitado, ensinará métodos para a dissolução desses agregados e defeitos psicológicos, que possibilitará ao estudante - que perseverar - a integração psíquica.